Ei! MARIONETAS 2023
Projeto Casulos | ESPETÁCULO COMUNITÁRIO
- Teatro e Marionetas de Mandrágora + Projet’arte [ ESPINHO + GONDOMAR ]
- todos os públicos . entrada livre
- Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
- 02 JULHO 16h00 . DOMINGO
- 09 JULHO 16h00 . DOMINGO
Projeto Casulos
inspirado livremente na obra literária “Metamorfose” de Franz Kafka
Um mundo dominado pela robótica e por humanos apáticos e sorumbáticos, que se obrigam a uma transformação interior. Questionando a sua existência, dentro do seu próprio casulo, transformam-se para alcançar a liberdade que há muito anseiam.
Apresentação
ESTREIA nesta edição um projeto comunitário em parceria com a associação Projet'arte. É sempre um grande e imenso gosto poder trazer até nós os resultados de meses de trabalho desenvolvido em comunidade.
-- Filipa MesquitaTeatro e Marionetas de Mandrágora + Projet’arte
O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.
O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.
Ao longo destes 21 anos afirmamos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais. Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes. É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos. Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.
O "Projet'Arte" é um projeto inovador de inclusão social e de empregabilidade para crianças e jovens dos 6 aos 30 anos em situação socialmente vulnerável, utilizando a arte como instrumento de trabalho.
O "Projet'Arte" está enquadrado no Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian, e nasceu da necessidade de encontrar respostas diferenciadas para o combate ao desemprego jovem dos Concelhos de Gondomar e do Porto.
Este projeto é promovido pelo Centro Social de Soutelo em parceira com a Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal e a Associação Social Estrelas de Silveirinhos.
Ficha Artística
- DIREÇÃO ARTÍSTICA | Clara Ribeiro
- DIREÇÃO PLÁSTICA | Migvel Tepes
- INTERPRETAÇÃO | Clara Ribeiro, Eduardo Silva, Eurico Santos, Flávio Barbosa, Ricardo Ferreira
- MÚSICA CÉNICA | Paulo Coelho DE Castro
- PRODUÇÃO | Teatro e Marionetas de Mandrágora
- CO-PRODUÇÃO | Centro Social de Soutelo [Projet'arte]
- APOIO | República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
Links
- www.youtube.com/channel/UC8lOBis0InI1LpD_FfkqGsA
- www.facebook.com/projetartecss
- www.instagram.com/projetart
- www.projetarte.pt
